
Reuniram-se na sala do auditório da escola os profissionais da escola, coordenadora Cícera, professores, administrativos de apoio, técnicos e professores formadores do Cefapro Marli Cichelero e Rosalia de Aguiar Araújo que dialogaram sobre o tema Relação Homem e Meio Ambiente que teve como objetivos orientar os professores para a elaboração de projetos pedagógicos visando a Educação Ambiental e elaborar proposta de projetos em Educação Ambiental de forma a envolver o entorno da escola. Metodologia: Através de desenhos produzidos pelos participantes demonstrando a percepção ambiental que a sociedade possui e o conhecimento prévio de cada professor sobre meio ambiente, foi aberto uma discussão reflexiva das ações que a Escola já tem desenvolvido e qua is poderiam ser implementadas.
As atividades propostas foram:
1-Cada professor desenhou em uma folha de papel o que representava o meio ambiente para ele;
2-Colar os desenhos no quadro ou em um mural, de forma agrupada, conforme a percepção de cada professor;
3-Discutir com os professores o que eles entenderam dos agrupamentos;
4-Conceituar os termos: Ambiente, Meio ambiente, Educação Ambiental;
5-Produzir um conceito de Ambiente e de Educação Ambiental para o grupo;
6-Definir os princípios para uma Educação Ambiental (escrever no quadro e cada professor copiar no seu caderno de registro);
7-Fazer um levantamento da Escola e do entorno de questões concernentes à Educação Ambiental;
8-Apresentação de como trabalhar com projetos;
9-Escolha do tipo de projeto que cada grupo ou cada professor irá desenvolver;
10-Delimitação do tema;
11-Montagem da proposta do projeto
Ao final do encontro cada professor disse uma palavra que está relacionada com o conceito de Meio Ambiente que foi produzido durante o encontro. Também foi observado o grau de participação dos professores, de forma a avaliar não só o professor, mas também o encontro. Os registros, divulgação das ações e desenvolvimento dos projetos serão divulgados aqui neste espaço.
As sugestões de temas que deveriam ser aprofundadas serão discutidas ao longo do ano neste Blog.
