quarta-feira, 26 de maio de 2010

25 de maio - Continuação do Encontro anterior: RELAÇÃO MEIO AMBIENTE - SER HUMANO

Inicialmente foi feito uma breve discussão da leitura do encontro anterior, no qual alguns profissionais da escola se identificaram com o texto fazendo algumas considerações. Continuando as discussões foi proposta uma segunda leitura como suporte teórico evidenciando a necessidade da Formação Continuada em relação a temática ambiental no currículo escolar. Para tanto, utilizamos o capítulo IV do livro MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES de Heloísa D. Penteado abordando algumas considerações metodológicas sobre esta temática.

A discussão geral se deu em como pensar uma proposta de projeto interdisciplinar e que, alguns profissionais sentiram necessidade de envolver mais os alunos, profissionais da escola e comunidade em geral.

A professora Maria de Fátima mencionou a realidade deles, que a escola está próxima a uma reserva (Unidade de Conservação em Perímetro Urbano - UC) e que a escola poderia utilizar melhor esta reserva como recurso didático , uma vez que a comunidade usufrui de seu entorno e, nada melhor que conhecê-la para desencadear estratégias para uso e conservação da mesma, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores da comunidade.

A profissional Silene relata uma experiência anterior em que participou de uma atividade tipo uma passeata, realizado pela escola em que o filho estudava, e enquanto mãe se sentiu valorizada pela escola nesta ação, evidenciando a necessidade de envolver a famiilia nas açoes e projetos que vão além dos muros da escola.

Lembrando que Sinop possui uma UC chamada Parque Florestal, muito apreciado pela população e visitantes, e as escolas poderiam melhor utilizar este ambiente como recurso didático, sendo um indicador de Educação Ambiental, onde se desenvolva atividades de sensibilização com os alunos, profissionais da escola e comunidade.

A coordenadora Cícera demonstra interesse em desenvolver no coletivo, projetos educativos que envolvam a temática e evidenciando a necessidade de arborizar a escola, propondo retomar as discussões no coletivo, lembrando que a temática do encontro foi proposta pelos participantes do projeto Sala de Professor.

As discussões envolvendo a temática RELAÇÃO MEIO AMBIENTE – SER HUMANO, jamais será esgotada, sendo necessário uma contínua reflexão-ação-reflexão e o Projeto Sala de Professor é o espaço em que os profissionais refletem sobre sua prática educativa contribuindo para a qualidade no ensino. É através de ações de sensibilização e mobilização que a escola pode trabalhar a temática de maneira transversal, perpassando por todas as áreas do conhecimento.

Muitos são os desafios mas como bem diz Michèle Sato “é bem provável que o caminho traçado não seja fácil, mas somente os que guardam a Educação Ambiental em seus corações estarão dispostos a correr todos os riscos”

Reginaldo Costa e Marli Cichelero - Professores Formadores do Cefapro-Sinop

Nenhum comentário:

Postar um comentário