quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que é ambiente?


Para Luiz Antonio Batista da Rocha, http://www.outorga.com.br/doc/ambiente.doc, ambiente é “o meio de onde a sociedade extrai os recursos essenciais à sobrevivência e os recursos demandados pelo processo de desenvolvimento socioeconômico”.

“Também pode ser considerado como o meio de vida, de cuja integridade depende a manutenção de funções ecológicas essenciais à vida”.

“O conceito de ambiente oscila entre dois pólos – o pólo fornecedor de recursos e o pólo meio de vida, duas faces de uma realidade”.

Berenice Gehlen Adams - http://www.apoema.com.br/apresentacaoprinc.htm, afirma que “Ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, até o nosso corpo faz parte do ambiente”.

Antônio Cláudio M. L. Moreira anuncia que “para os biólogos, o ambiente que inclui organismos em interação com o meio físico é o ecossistema”. Para os paisagistas, segundo Magnoli (1986, 60), o ambiente é o resultado das interações entre a sociedade humana e a base física e biológica que a envolve, para sua sobrevivência biológica e espiritual, e a paisagem é conformações e configurações do ambiente.

Para o grupo de profissionais da Escola Fátima Gimenez Lopez “Ambiente é um local de interação”. O grupo se concentrou em entender o significado da palavra em si, como encontrado no dicionário Aurélio que conceitua ambiente como o “que está à roda ou em volta de (pessoa ou coisa)” ou ainda “meio em que se vive”. Essas definições não estão relacionando o espaço físico com as relações que ocorrem com ele ou nele, mas simplesmente definido o que a palavra determina. A definição do grupo sugere que é um ambiente físico em que os seres vivos estabelecem uma interação. Portanto pode-se notar que nos é quase impossível separar o local onde vivemos da atuação que exercemos sobre e com ele. Para a humanidade a interação é condizente com sua condição humana, o que nos torna amplamente sociáveis e com capacidade de viver em cooperação. No ambiente escolar as relações entre as pessoas e a transformação que as pessoas exercem sobre o espaço escolar pode demonstrar o conceito de ambiente desse grupo, conforme os vários citados acima. Ao olharmos para a nossa sala de aula, para os espaços administrativos ou ainda para a área livre e de recreação da nossa Escola, podemos definir qual conceito de ambiente estamos retratando? Prezados profissionais da Escola Fátima Gimenez, convido todos vocês a relerem o conceito de Ambiente que elaboramos em conjunto, olhem para os espaços ou ambientes de sua Escola e reflitam se o conceito imanente em você está demonstrado no seu ambiente de trabalho. Depois responda: é esse ambiente em que quero passar uma boa parte do meu tempo profissional? As pessoas que estão nesse ambiente estão visualizando o mesmo que eu? Esse ambiente propicia uma relação prazerosa entre os profissionais e alunos? Esse espaço de interação favorece a recepção da comunidade escolar?

O ambiente em que estamos inseridos deve refletir o que somos, como agimos e o que fazemos. Vamos transformar os vários ambientes dos quais fazemos parte no dia-a-dia, em lugares agradáveis, esteticamente bonitos, socialmente viáveis e individualmente possível.

Professora Ms Rosalia de Aguiar Araújo

CEFAPRO de Sinop/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário